
PERA
A pera, antigamente escrita como pera, é uma fruta comestível da árvore pereira, que faz parte do gênero Pyrus. Ela é uma das frutas mais conhecidas e importantes de regiões temperadas, e acabou se espalhando pelo mundo todo, pela sua capacidade de aguentar alguns climas diferentes. Chegou ao Brasil através dos europeus, e aqui conseguiu se instalar.
Sua origem é na Ásia, e o mais provável é que seja na China. Os romanos, no período e A classificação científica é uma forma que os cientistas encontraram de categorizar os seres vivos para facilitar seus estudos e entendimento de todo o planeta. Essas categorias vão das mais abrangentes até as mais específicas. Veja a seguir a classificação científica da pera:
Reino: Plantae (plantas), Clado: Angiospérmicas, Clado: Eudicotiledôneas, Clado: Rosídeas, Ordem: Rosales, Família: Rosaceae, Subfamílias: Maloideae e Pyreae e Gênero: Pyrus.
Cada espécie vai ter um nome científico diferente. Mas em geral, a maioria das espécies que existem hoje vieram da Pyrus communis, chamada de pera comum. Alguns exemplos de outras peras são: Pyrus bourgaeana; Pyrus sorbus; Pyrus amygdaliformis; Pyrus aria; Pyrus cordata; Pyrus pyrifolia e várias e várias outras, inclusive algumas já extintas.
É um fruto muito rico em sais minerais, e também em vitaminas, incluindo as do complexo B, e também vitamina C. Também é muito rica em fibras, ideais para um funcionamento do intestino de forma melhor. Para quem quer emagrecer, é uma ótima pedida, pois tem uma baixa quantidade de calorias, além de ser fácil absorvida pelo organismo. A niacina, um composto essencial para ajudar e regular o sistema nervoso está presente na fruta também. Ajuda a evitar queda de cabelos e também a fortificar o músculo cardíaco. Também contribuem na formação dos ossos com a boa qualidade de cálcio presente. Sem contar que são ótimas para comer in natura, ou em doces, geleias, sorvetes, tortas e até saladas.
Ela é presente especialmente em climas temperados, e nessas regiões, é a segunda fruta mais consumida e produzida, perdendo apenas para a maçã. No Brasil, a maior parte do cultivo é realizada na região Sul, no qual o clima mais se assemelha com o seu de origem. Em janeiro, é a época que os preços estão mais baixos da fruta, pois é época de colheita. Mas é possível encontrar outras peras o ano todo no mercado. A maioria é importada da Argentina. Ela começa sua frutificação quando está entre 3 e 4 anos, e produz até chegar aos trinta anos de idade.