top of page
Ligue Agora! (48) 99121-3071 
LIMÃO.webp

LIMÃO

o limão é a fruta mais conhecida e usada no mundo. São tantas suas aplicações na vida doméstica que fica difícil enumerá-las.

Tudo nele é aproveitável. Com seu suco preparam-se refrigerantes, sorvetes, molhos e aperitivos, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza. Da casca retira-se uma essência aromática usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões. enfim, muitas são as utilidades deste cítrico fácil de achar durante o ano todo, nas suas diversas variedades.

O nome científico é Citrus aurantifolia Swing var. taiti da família botânica é Rutaceae. Características da planta são Arvore de porte médio, atingindo 4 m de altura, tronco reto, copa densa e arredondada. Flores com botões avermelhados e pétalas branco-amareladas, reunidas em grupos de 2 a 20 flores. O Fruto Formato arredondado, com casca lisa ou ligeiramente rugosa, de coloração esverdeada. Polpa esbranquiçada, suculenta, que envolve um líquido translúcido.

Sementes ausentes nesta variedade.

O Cultivo propaga- se por enxertia, preferindo clima e solos semelhantes ao da laranja. A colheita pode ser feita ao longo do ano, dependendo da época de plantio, sendo mais produtivo de abril a setembro.

A origem das frutas do gênero Citrus confunde-se, no tempo, com a história do homem. Sabe-se apenas que a maior parte dos frutos cítricos é originária de regiões perdidas entre a Índia e o sudeste do Himalaia, onde se encontram, ainda em estado silvestre, variedades de limeiras, cidreiras, limoeiros, pomeleiras, toranjeiras, laranjeiras amargas ou azedas, laranjeiras doces e de outros frutos ácidos aclimatados ou locais.

A sua introdução no continente europeu está envolvida em um emaranhado de datas e fatos. Jorge Sintes Pros afirma que as cidreiras já eram conhecidas pelos romanos antes do início da Era Cristã, e que, por sua vez, a laranja amarga e o limão foram, provavelmente trazidos para as margens do Mediterrâneo quando, um século depois, os romanos descobriram uma comunicação direta entre a Europa e as Índias Orientais, através do Mar Vermelho.

bottom of page