
BERGAMOTA
Nome popular: tangerina-morgote; laranja-morgote
Nome científico:Citrus aurantium X reticulata var. murcote
Família botânica:Rutaceae
Origem: Ásia e Austrália.
Os frutos da árvore de porte mediano de até 4 m de altura, com ramos armados de espinhos. Folhas brilhantes, de coloração verde-escura. Flores brancas, agrupadas em pequenos cachos. Arredondado, achatado nas extremidades com casca fina, cuja característica principal é sua forte aderência à polpa. Frutifica de abril a outubro.
O cultivo prefere regiões de climas quentes, adaptando-se a qualquer tipo de solo, porém profundo e com boa aeração. Propaga-se principalmente por enxertia. Plantio no inicio da estação chuvosa.
As tangerinas pertencem à família botânica das Rutáceas, que compreende mais de 900 espécies diferentes, e ao gênero Citrus, como todas as frutas popularmente conhecidas como cítricas.
Também como as demais frutas do gênero Citrus, são muitas as variedades e as hibridações existentes de tangerinas ou mandarin oranges (termo usado como sinônimo para tangerine na língua inglesa) produzidas e comercializadas em todos os mercados, nacionais e internacionais.
Sua origem é a mesma dos demais cítricos: bem diferentes das cultivadas hoje em dia, supõe-se que as primeiras espécies silvestres de tangerinas provadas pelo homem foram encontradas em meio ao continente asiático, provavelmente em território chinês.
A tangerina é, talvez, entre as frutas que se inscrevem nesses agrupamentos das frotas cítricas uma das mais perfumadas e prazerosas de se comer in natura.